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RYAN

Sentinela

Grand Chase sentinela

Sumário

Navegue mais rápido entre as sessões

Mecânicas

  1. Controle de Inimigo no Combo
  2. Pião na Plataforma
  3. Skill no Ar

Combos

  1. Combo 1
  2. Combo 2
  3. Combo 3
  4. Combo Alongado
  5. Combo Embaixadinha
  6. Combo no Cantinho
  7. Combo do Pião

Dicas

  1. Agarrão no Nephirim
  2. Armadura do Nephirim

Transformaçaõ de Nephirim

  1. Combo com Nephirim
  2. Desunir Acelerado

Complementos

Mecânicas

Pratique sempre

Controle do Inimigo no Combo

O sentinela é uma das poucas classes no jogo que permite controlar tão bem a queda dos adversários durante o combo no jogo, e é fundamental que você entenda como isso funciona para que possa tirar aproveito de um maior DPS nas suas lutas.

Existem diversos tipos de ataques no Grand Chase que vão exibidir diversos tipos de animações e resultados, tanto no lançador quanto no adversário que sofreu esses golpes. Entre eles, uma das animações mais comuns no jogo, é a animação de queda. Após executar um golpe específico ou realizar um especial, seu adversário cairá no chão, finalizando um ciclo de combos e evitando que o adversário sofra golpes para sempre.

Sabendo disso, há alguns ataques no jogo que cancelam a animação de queda do adversário, fazendo assim que você evite que ele caia no chão e possa continuar a desferir golpes nele.

Com o Ryan sentinela, a maioria dos seus golpes e lançamentos para o ar podem ser seguidos de um simples ataque aéreo. Isso irá cancelar animação de queda do inimigo.

Para isso basta pular e atacar. É mais eficaz utilizando uma corrida seguido de um pulo, mas você também pode experimentar fazer isso com o Rocket para conseguir resultados melhores.

Observe no vídeo como um simples ataque no ar impede o adversário de cair no chão.

Atenção: é muito importante que você saiba calibrar o timing do ataque no ar. Se realizar ele com o inimigo muito no alto, dará tempo dele aterrissar no chão e correr de você!
É por isso que você deve treinar e calcular o tempo correto de executar o ataque no ar de forma que você aterrisse no solo a tempo de executar um novo combo enquanto o adversário está sob a animação de ataque! Este é ponto chave.

Pião na Plataforma

Uma maneira de se deslocar pelo mapa ativando uma área de ataque ao redor do sentinela, e que pode ser feito de duas formas diferente.

Essa mecânica só pode ser realizada sob plataformas, no chão não é possível fazê-la.
Enquanto o Ryan está executando esse golpe, qualquer inimigo que você atravessar sofrerá dano. Isso é muito útil para situações onde há vários adversário localizados no mesmo local e você precisa se aproximar de maneira agressiva.

Acertar qualquer golpe dessa mecânica em um adversário lhe dá possibilidade de inicar o Combo do Pião no inimigo.

Para se executar essa mecânica, teoricamente você precisará realizar uma descida da plataforma enquanto pressiona a tecla baixo e ataque juntos, para realizar o ataque do pião do sentinela, e em seguida, apertar a corrida para cancelar essa animação, e repetir eternamente.

Desce da plataforma Pião (baixo e ataque) Cancela com a corrida

Tecla seta para baixoSimbolo de maisTecla seta para baixoTecla ZSimbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direita

Alternativa

Os passos acima são baseados na teoria do que deve ser feito, e na prática também funciona, porém quando falamos em prática, existe uma outra maneira mais fácil de executar essa mecânica e que você pode explorar.

A outra forma de fazer esse movimento, é simplesmente pressionando a tecla baixo com o direcional e o ataque, todos juntos de maneira bem rápida e repetidamente.

Baixo, frente e ataque juntos

Tecla seta para baixoTecla seta para direitaTecla Z

Isso fará com que automaticamente, você execute também a cadeia de movimentos necessária para fazer essa mecânica acontecer. A diferença é que por pressionar a tecla de ataque mais vezes do que o necessário, seu Ryan irá executar um ataque extra no final do giro (como no vídeo). Outra desvantagem de fazer essa mecânica com essa maneira alternativa, é que você poderá perder o controle muito fácil do seu personagem. Use com cuidado.

Skill no Ar

Uma mecânica muito poderosa para ser executada com o Ryan sentinela, e que precisará de bastante prática para conseguir acertar com naturalidade essa mecânica.

Essa é uma mecânica avançada que necessita você entender perfeitamente como executar o Mushidown.

Para realizar este movimento, você precisará executar o Mushidown e em seguida realizar um ataque. Perceba que quando você fizer isso, o Ryan irá executar a animação de ataque no pulo, mesmo estando no chão. Uma vez que o jogo entenda que você está executando uma ação no ar, é possível então fazer o pião utilizando as teclas baixo e ataque.

Após executar o movimento descrito acima, basta apenas soltar um especial qualquer e o seu Ryan irá "flutuar". Isso acontece por causa do impulso que o seu personagem tem ao bater a cabeça no chão após o pião. No caso, esse impulso vai jogar seu Ryan para baixo mas será cancelado por conta da animação de skill, fazendo com que ele salte.

Vale lembrar que a sequência de teclas deve ser feita bem rápida.

Mushidown Ataque Baixo Ataque e Especial juntos

Tecla seta para direitaSimbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para cimaSimbolo de mais(deslize Tecla seta para baixo ) Simbolo de maisTecla ZSimbolo de maisTecla seta para baixoSimbolo de mais(Tecla Z e especial )

Combos

A prática leva à perfeição

Combo 1

Combo de introdução às mecânicas do Controle de Inimigo no Combo, como já explicado anteriormente.

Para executar esse combo é importante observar que há uma separação de ataques no combo básico do sentinela. Durante o combo básico do personagem, ao final ele irá executar dois golpes aéreos no adversário. Você não pode deixar que o Ryan dê o último golpe, pois ele será o golpe de finalização e não terá como controlar a queda do seu adversário, por isso, dose bem a quantidade de vezes que você pressiona a tecla de ataque.

Com o combo básico descontinuado e o inimigo no ar, agora você deve realizar o controle de combo, que é uma corrida seguida de pulo e ataque no adversário, para então você possa cair no chão e já iniciar um novo combo no mesmo.

Esse segundo combo é feito com um ataque na corrida, que mais uma vez, levanta o adversário e lhe dá tempo suficiente para você realizar o Grab (agarrão) nele.

Combo básico (sem o último golpe) Corrida com pulo e ataque Combo com corrida Grab

Tecla ZTecla ZTecla ZTecla ZTecla ZSimbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direitaTecla seta para cimaSimbolo de maisTecla ZSimbolo de maisTecla ZTecla ZTecla seta para direitaTecla seta para direitaSimbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direitaTecla Z

Combo 2

Este demonstra as possibilidades de continuação de um combo após executar o especial do Corte Invertido no adversário.

Este combo inicia demonstrando que o Corte Invertido Grand Chase Ryan Sentinela Corte Invertido também cancela as animações de queda do inimigo, pois veja que ele foi arremessado para o alto após o combo na corrida e o especial impediu que o mesmo caísse no chão.

O Corte Invertido é uma ótima habilidade do sentinela, pois permite que você se mantenha um bom tempo imune a golpes enquanto a animação do especial está acontecendo, e é bem fácil de você acertar o golpe final que levanta o adversário, e uma vez que o seu inimigo tenha sido acertado por este especial e esteja no ar, você pode dar continuidade a diversos combos a partir dele.

O próximo conceito que esse combo explora, é que após realizar o golpe no ar você também pode dar sequência executando o pião do sentinela.

Combo na corrida Especial 1 (Corte Invertido) Corrida com pulo e ataque Pião Grab

Tecla ZTecla ZTecla seta para direitaTecla seta para direitaSimbolo de mais Grand Chase Ryan Sentinela Corte Invertido Simbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direitaTecla seta para cimaSimbolo de maisTecla ZSimbolo de maisTecla seta para baixoTecla ZSimbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direitaTecla Z

Combo 3

Demonstração da variedade de controle no ar do inimigo utilizando as sequências de combos do sentinela.

Novamente, esta é uma demonstração de como todos os combos do sentinela se encaixam de forma perfeita, fazendo com que o inimigo pode ser controlado facilmente sem que ele possa ter um intervalo de reação.

Este combo explora como é possível você conseguir o máximo de DPS durante o combo básico do sentinela. Observe que após arremessar o adversário para o alto, ainda é possível executar o combo na corrida.

Perceba que entre o tempo de ataque do penultimo e do último ataque do sentinela, ele fica um tempo parado por padrão do próprio combo, e é nesse tempo que você deve executar o ataque na corrida, para que dê tempo do adversário cair um pouco e todos seus golpes possam o acertar.

Você pode simplesmente executar esse combo quantas vezes quiser, desde que o mapa tenha comprimento para você seguir fazendo-o. Finalize com um Grab

Combo básico (aguarde um pouco) Ataque na Corrida

Tecla ZTecla ZTecla ZTecla ZTecla Z Espera...Simbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direitaTecla Z repete...

Combo Alongado

Embora seja bonito de ver, este combo serve como uma demonstração das diversas possibilidades de controlar o adversário com seus combos e habilidades.

Como dito, é bonito de ver, porém bem pouco útil, pois na prática, o adversário pode usar a tática do Counter em você. O Counter nada mais é do que o adversário carregar uma barra de MP qualquer para que ser acertado e derrubado, cancelando todo seu combo. É por isso que combos grandes geralmente não são muito utilizados.

Apesar de tudo, este vídeo mostra um mix de todos os outros combos apresentados aqui e como você pode juntá-los para criar uma cadeia de golpes no adversário.

Ressalto mais uma vez que o ponto chave para se executar combos como este é o timing do ataque no ar. Você deve executar o ataque no ar quando o adversário estiver o mais próximo do chão, para que vocês dois possam aterrissar e você possa executar um novo combo enquanto o inimigo está sob a animação de Hit e não pode se mover.

Este timing pode ser observado em algumas partes deste vídeo, enquanto outras fica claro o tempo grande entre golpes em que o adversário poderia simplesmente correr de você ou revidar.

Combo Embaixadinha

Embora pareça simples, você precisará entender que o ataque na corrida do Ryan sentinela pode levantar os adversários em alturas diferentes, o que propicia ou dificulta a facilidade de execução deste combo e de outros.

Mais um combo que vai perdurar enquanto houver espaço no mapa. Ele também pode ser utilizado no PvE.

Após chegar ao final do mapa, você ainda pode utilizar o Combo no Cantinho para continuar causando danos ao seu adversário.

Embora pareça simples, você precisará entender que o ataque na corrida do Ryan sentinela pode levantar os adversários em alturas diferentes, o que propicia ou dificulta a facilidade de execução deste combo e de outros.

Para este combo, você deve apenas realizar dois golpes do combo, pois acima de dois golpes, o ataque na corrida irá levantar menos o adversário do que necessário. Além disso, observe que após os dois golpes iniciais do combo, o Ryan tem um "intervalo", onde ele permanece alguns milésimos parado antes de executar o terceiro golpe. Você deve aproveitar exatamente este momento de intervalo para executar o combo na corrida, para que o adversário seja então jogado para alto na distância certa para continuação do combo.

Caso você use o combo na corrida logo após os dois golpes iniciais, sem esperar este intervalo acontecer, seu adversário será jogado muito mais alto do que deve, e o segundo golpe do próximo combo não o atingirá! Faça os testes.

Repete (   Combo básico (dois primeiros golpes) Combo na corrida )

Repete (   Tecla ZTecla ZSimbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direitaTecla Z   )

Combo do Cantinho

Padrão de golpes para ser usado nos adversários quando estão no canto do mapa. Pode ser executado até que o inimigo morra ou você erre a sequência.

Outro combo que vai necessitar de bastante timing para ser usado durante o golpe no ar. O adversário deve aterrissar no chão ainda com a animação de dano para que ele não possa escapar.

Este combo nada mais é do que a junção do Combo Embaixadinha com o Controle de Inimigo no Combo.

Combo básico (dois primeiros golpes) Corrida com pulo Ataque

Tecla ZTecla ZSimbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direitaTecla ZSimbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direitaTecla seta para cimaSimbolo de maisTecla Z

Combo do Pião

Variando um pouco dos combos com golpes básicos, o Combo do Pião é uma ótima forma de prender o inimigo com seus ataques, fazendo este se tornar de fato um combo infinito muito eficiente.

Quando um adversário é acertado pelos golpes do pião do sentinela, além de realizar um mini salto, ele também ficará atordoado por mais tempo do que o comum. Sabendo disso, você pode executar esse combo nos adversários com a certeza de que será impossível ele sair dos seus golpes.

Esse se torna então um combo infinito do sentinela, que vai depender exclusivamente da sua habilidade em não errar ele até o que adversário esteja morto.

Além disso, este é um ótimo combo, pois se você errar a sequência de teclas, o pior que pode acontecer é o seu personagem executar um agarrão no adversário (foi o que ocorreu comigo no vídeo).

E mais uma vez, este combo tem duas formas de ser executado, a forma teórica com a prática correta, e com a prática quebra-teclado que também funciona.

Na teoria, para executá-lo, você precisará realizar um salto seguido do pião, para em então cancelar o combo com a corrida seguida de um pulo. Dessa forma você irá cancelar a animação do pião (enquanto o inimigo recebe os danos) e estará impulsionado no ar novamente para usar o pião mais uma vez e continuar dando sequência ao combo.

Repete (   Pião (baixo e ataque) Corrida com pulo   )

Tecla seta para baixoTecla ZSimbolo de maisTecla seta para direitaTecla seta para direitaTecla seta para cima

Você pode optar por uma variação, fazendo com que após pular, invés de executar o pião direto, você dê um ataque no ar. Isso irá travar o inimigo também e aumentará o DPS.
A desvantagem de deixar que o ataque no ar aconteça, é que as vezes você pode perder o controle do combo e pular alto demais, demorando assim para chegar ao chão com o pião, dando tempo do adversário fugir de você.

Alternativa

Há sempre alternativas mais simples para diversos golpes (não significa que seja a mais correta), e para este combo também é possível.

Uma alternativa de executar este combo é simplesmente pressionar as teclas de frente, cima e baixo juntas, três vezes seguidos bem rápido e depois pressionar a tecla de ataque. Daí então basta alternar os lados.

3x (   Frente, Cima e Baixo   ) Ataque

3x (   Tecla seta para direitaTecla seta para cimaTecla seta para baixo )   Simbolo de maisTecla Z

Dicas

Tudo é relevante

Agarrão no Nephirim

Ryan Nephirim Transformação

O Nephirim é imune a golpes de agarrão nas partidas de PvP.

Em outras palavras, caso seus adversários tente executar o Grab (agarrão) em você enquanto estiver com essa transformação, o que ocorrerá será apenas um golpe na corrida pelo adversário, sem a possibilidade de agarrar.
Muito útil contra adversário que abusam das táticas de agarrão.

Armadura do Nephirim

Ryan Nephirim Buff

Quando o Ryan se transforma em Nephirim, todos os aliados do seu time recebe um Buff chamado Armadura Nephirim que aumenta a defesa de todos do grupo durante a duração da transformação.

O aumento é de 33% da defesa total!

Vale lembrar que esse Buff diferente do Lobo, afeta e inclui também o próprio jogador. Este efeito é acumulável, porém a defesa total é reduzida para cada Ryan transformado, de forma que não compense ter duas transformações de Nephirim na mesma luta.

Transformação de Nephirim

Dicas para se jogar transformado

Desunir Acelerado

O golpe Desunir do Nephirim é um dos ataques mais fortes dessa transformação, então é normal os jogadores quererem utilizá-lo cada vez mais rápido. Para isso, use esse truque para acelerar o uso dessa habilidade.

Muito parecido com o que já foi abordado no arremesso de shurikens do Lass ninja (veja aqui), você pode aproveitar o uso de plataformas para usar a habilidade Desunir de uma maneira mais acelerada.

Para isto, basta que invés de pular para usá-la, você caia de uma plataforma para em seguida usar a habilidade. Uma opção é manter o direcional para baixo sempre pressionado para que seu personagem nem ao menos aterrisse na plataforma e já vá direto para baixo, fazendo com que você possa usar o Desunir mais rápido.

Solte o direcional para baixo apenas para pressionar a tecla cima que executa a habilidade.

Baixo (mantanha pressionado) Desunir (cima e ataque)

Tecla seta para baixoSimbolo de maisTecla seta para cimaTecla Z

Combo com Nephirim

Apesar dessa transformação não oferecer possibilidades de combos, você pode aproveitar o impulso da sua transformação para causar um grande dano nos adversários.

A transformação de Nephirim em si foi feita para ser melhor aproveitada no PvE, sendo seus golpes e combos difíceis de serem encaixados no PvP.

Apesar disso, no exato momento em que o Ryan se transforma, é criado um circulo em volta do personagem que causa dano nos adversários.

O dano desse circulo é irregular, de forma que, às vezes pode causar muito dano e às vezes pode causar pouquíssimo dano. Não se sabe o porquê.

De qualquer forma, caso opte por transformar-se em Nephirim durante as lutas, você pode fazer o combo exemplificado no vídeo, onde você poderá causar um atordoamento no adversário e se transformar em seguida para causar dano e executar o Grab.

Vale lembrar que na maioria das vezes, no PvP o adversário será arremessado sempre para o lado contrário da formação do círculo (o que não foi o caso do vídeo).

Complementos

Veja também

O sentinela compartilha várias mecânicas muito úteis com todas as classes do Ryan. Veja algumas mecânicas que o sentinela também pode utilizar:
Clique no nome da habilidade para vê-la.

  • Esquiva do Lobo: embora a transformação de Nephirim seja muito forte, durante lutas contra chefões é interessante usar o Lobo para executar a esquiva apresentada nesse tópico do druida.
  • Mecânicas de Dash: é claro que todas as classes são bem melhor aproveitadas quando as mecânicas de dashes são bem exploradas, porém o sentinela tem uma vantagem a mais nisso, uma vez que é um personagem mais ágil e que precise de técnicas mais avançadas para executar mecânicas como do Skill no Ar que necessita do Mushidown.
  • Totens e Buffs: na sessão do Ryan druida foi explicado também como funciona o aumento de dano da transformação do Lobo e também outras diversas estatísticas dos totens que o Ryan pode invocar em todas suas classes.
Universo
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    Mascotes: 12

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    Mecânicas: 11

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